ARTIGOS

10 Canais do Youtube que todo professor deveria conhecer

Quando pensamos em YouTube, o que nos vem à cabeça, logo de cara, são canais de cantores famosos, de comédia ou de tutoriais, entre outras coisas. Basicamente, assuntos que entretêm o público. No entanto, o Youtube pode ser uma ótima ferramenta de trabalho e estudo para professores. Então, decidimos listar abaixo os 10 melhores canais para você que é professor e está à procura de uma maneira mais moderna de aperfeiçoar suas aulas e seu conhecimento.

  1. Me Salva!

Essa é uma das plataformas de estudo mais abrangentes. O canal tem, desde videoaulas até simulados. Um fato interessante é que, diferente dos demais canais, o Me Salva!  tem aulas ensinando conteúdos de curso superior, o que é interessante para professores que estão começando a carreira e sentem a necessidade de rever certos assuntos.

Ademais, a plataforma possui material que aborda apenas curiosidades. O professor pode levar esses vídeos para a turma, quando os alunos estiverem mais tensos e precisando relaxar.

  1. Oficina do Estudante

Muitos professores, hoje em dia, passam horas na Internet procurando por provas de vestibular. A variedade de provas, muitas vezes, complica a vida deles, pois precisam ter todo o trabalho de formatá-las, adaptá-las e imprimi-las.

Contudo, essa trabalheira agora chegou ao fim. Na Oficina do Estudante, todo o conteúdo é voltado para vestibulares. É só o professor acessar o canal, selecionar os vídeos que lhe interessam e projetá-los em um laboratório. Além do mais, os alunos vão poder contar com duas formas de explicação: a do professor e a que está no vídeo.

  1. Calcule Mais

Todo mundo sabe que grande parte dos estudantes tem uma dificuldade imensa com matemática. E, muitas vezes, apenas o professor não é o bastante para sanar as dúvidas. Mas, com o canal do Professor Vandeir, você pode enriquecer suas aulas, adaptando o seu jeito de ensinar com a forma como as dúvidas são tiradas nos vídeos.

Assim, os seus alunos vão clarear a mente mais rápido. E não é só isso, não: o canal também tem a resolução, passo a passo, das questões do ENEM. E aí, tá esperando o que para ir conferir?

  1. YouTube Edu

Esta plataforma é de excelência, pois foi criada pelo próprio Google.  O canal possui milhares de vídeos e todos são divididos por disciplinas ou tema, o que facilita muito a vida, não só do aluno, mas também do professor que desejar mostrar a seus estudantes outras explicações sobre determinado conteúdo. E não é só isso. Hásimulados disponíveis, então o professor terá à mão mais material para levar para sala de aula.

  1. Maro Filósofo

Mesmo a Filosofia sendo uma matéria de extrema importância para a construção do pensamento crítico, muitos professores não conseguem fazer seus alunos se interessar por essa área. Mas, com o canal Maro Filósofo, essa realidade pode mudar. 

Suas análises de diversos assuntos que abrangem a sociedade, principalmente temas políticos, têm como base a Filosofia Escolástica. O material, por ser, todo em vídeo, já atrai a atenção dos estudantes.

Então, se você é professor de Filosofia ou simplesmente deseja apresentar aos seus alunos temas políticas, sugerimos que dê uma passada no canal.

  1. Biologia Total

Você que leciona biologia, já pensou em um canal voltado só para a sua matéria? Independente da resposta saiba que o Biologia Total veio para ficar. Lá, você pode ter acesso a aulas simples, que duram em torno de dois minutos, ou a aula mais complexas, com duração de vinte minutos.

Essa é uma ótima ferramenta para desenvolver um método de explicação que seja a cara dos seus alunos. Simulados também estão sempre sendo lançados e você pode trabalhá-los em sala de aula.

  1. Mr Duncan

Esse aqui vai para os professores de inglês que querem trabalhar com seus alunos a compreensão auditiva e a oralidade. O canal do professor Duncan foca na fala e todos os seus vídeos possuem legenda, facilitando o entendimento para os que têm mais dificuldade.

Assim, você vai poder ter aulas mais dinâmicas e sem cair naquela “mesmice” de apenas trabalhar a gramática escrita.

  1. GETUSSP cursos – concursos públicos e OAB

O sonho da maioria dos professores é ter uma matrícula pública. Pensando neles, então, decidimos incluir nesta lista o GETUSSP. O canal não só disponibiliza aulas individuais, mas também cursos completos e de graça!

O seu diferencial é que cada matéria possui várias videoaulas para que os inscritos vejam o mesmo tema de maneiras diferentes. Professor, é a sua chance de conseguir a vaga tão sonhada!

  1. Descomplica

O Descomplica não só libera aulas, exercícios e simulados, também dá oficinas de redação! Com a Internet, cada vez menos, os alunos têm o costume de ler e estão sempre escrevendo de forma não muito coesa, dificultando o trabalho dos professores de redação.

Então, se você trabalha a escrita com a sua turma, vale a pena experimentar fazer uma aula, integrando seus conhecimentos e o material disponibilizado pelo Descomplica.

  1. Vestibulândia

Este canal é ideal tanto para o professor quanto para o aluno. Ele disponibiliza todas as matérias ensinadas no ensino médio e temas que são cobradas em concursos públicos. Ao acessá-lo, o professor pode ver formas diferentes de ensinar determinado conteúdo e ainda estudar para alguma prova que esteja por vir.

Gostou de nossa lista de canais para professores e alunos? Então, deixe seu comentário abaixo sobre os canais que você mais conhece, ok?

Gilberto Sousa

Gilberto Sousa é maranhense natural de Mirador. Pedagogo licenciado pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA e especialista em Mídias na educação pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA.

Adicionar comentários

Clique aqui para deixar um comentario

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *