ARTIGOS

7 dicas para utilizar o Facebook em sala de aula

Facebook pode ser aliado do professor na sala de aula.

Não tem como negar. A internet está presente em quase todas as áreas da nossa vida. E os jovens não ficam longe da tecnologia. Na sala de aula, ela também aparece. O celular virou material escolar. Enquanto o professor tenta explicar a matéria através do quadro-negro e do giz, os alunos estão ativos nas redes sociais. Então, por que não aproveitar a tecnologia para melhorar as aulas e fazer com que os estudantes se sintam mais integrados?

Confira abaixo as dicas de como usar a rede social mais popular dentro da classe.

1 – Promover pesquisas educacionais

O Facebook, por exemplo, é a maior rede social do mundo todo. Se o professor não tiver uma conta nela, com certeza deve saber da popularidade entre os alunos. E a rede social não serve apenas para conversas, pois os alunos também procuram conteúdos educacionais por ali. O tempo tem transformado o Facebook como uma plataforma fundamental para ser usada por escolas e professores, pois facilita a comunicação entre estudantes, mestres e a matéria escolar.

2 – Aprofundar assuntos específicos da atualidade

Levar o Facebook para sala de aula, por exemplo, pode ser uma experiência única e proveitosa. Ao invés de utilizar simplesmente enciclopédias online, é possível ainda sugerir aos alunos para buscar por especialistas em determinados assuntos e que possuam conta da rede social.

3 – Promover jogos educacionais online

Os professores podem apostar nos jogos educacionais do Facebook. Fazer um competições entre os alunos para que se sintam motivados relacionando sempre que possivel os aplicativos aos conteudos básicos ensinados.

4 – Aprimorar a comunicação discente

Quando o conteúdo a ser repassado aos estudantes requer entrevistas, a indicação pode ser a de que os alunos procurem personalidades e figuras públicas na rede social. O contato via Facebook facilita uma primeira abordagem com as pessoas e também permite a aprimoramento da comunicação pelos alunos.

5 – Compartilhar conhecimentos

Para os professores de literatura ou português, por exemplo, uma boa opção é fazer com que os alunos escrevam análises e opiniões sobre os livros indicados para leitura e compartilhem essas informações no Facebook. Isso promove o debate e faz com que a classe sinta-se motivada a argumentar suas diversas opiniões.

6 – Promover debate

Já quem está ofertando aulas de geopolítica, a ideia é propor aos alunos que reúna o maior número de notícias atuais sobre o assunto trabalhado na matéria para que, assim, seja possível fomentar o debate. Outra ideia é usar o Facebook para defender determinadas causas. Faça com que os alunos se sintam motivados para um projeto ou movimento. E para divulgar, a ferramenta utilizada será o Facebook.

7 – Navegar de forma segura

Outra dica para os professores aproveitarem o Facebook na sala de aula para orientar aos alunos como se comportar online. Instruções de segurança, a exemplo, de como evitar golpes, fraudes e relacionamentos abusivos via Internet também. Outra ideia é orientar os alunos quanto à atuação da polícia em crimes cibernéticos e como proceder em casos de crimes ou possíveis abusos online.

Gilberto Sousa

Gilberto Sousa é maranhense natural de Mirador. Pedagogo licenciado pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA e especialista em Mídias na educação pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA.

5 Comentários

Clique aqui para deixar um comentario

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *