ARTIGOS

7 dicas para utilizar o Twitter em sala de aula

Manter a atenção dos estudantes durante as aulas e motivá-los a estudar fora delas é um desafio e tanto desde que as redes sociais surgiram e tomaram conta de boa parte do tempo diários destes jovens. Porém, se não podemos lutar contra, que tal nos tornarmos aliados das redes sociais?

O Twitter, por exemplo, pode ser utilizado pelos professores como uma ferramenta de ensino e aprendizagem dos estudantes. Neste artigo, traremos dicas valiosas sobre como utilizar o Twitter dentro e fora das salas de aula e incentivar os alunos a utilizarem a ferramentas para aprender mais sobre a matéria.

  1. Sigam os especialistas

Há especialista para cada assunto ensinado em aula. Faça com que os alunos sigam especialistas nacionais e internacionais e discutam sobre os tweets postados durante a semana. Dessa forma, além do assunto abordado, você ainda estará instigando os alunos a pensarem sobre o assunto, interpretarem texto, se posicionarem de um lado e formar uma opinião.

  1. Se torne um especialista

Aborde o assunto de maneira interessante no seu próprio twitter, convide os alunos a te seguirem e traga os seus tweets para as aulas, criando discussões sobre o assunto.

  1. Acompanhar opiniões alheias

Para formar a própria opinião, é necessário conhecer e compreender os dois lados da moeda, utilize o Twitter com os seus alunos para analisar a opinião dos outros e com isso ajudar a formar a opinião deles sobre o assunto abordado em aula.

  1. Crie # para determinado assunto aprendido em sala de aula

Se você ensina economia, por exemplo, crie uma hashtag interna sobre a crise e faça os alunos comentarem sobre utilizando-a, dessa forma você e eles conseguem acompanhar as discussões e comentar sobre em sala de aula.

  1. Compartilhe links úteis

Chame os alunos para discussões sobre os assuntos da sala de aula no mundo virtual. Compartilhe links úteis e faça perguntas sobre a opinião deles, faça-os pensarem sobre e darem a opinião respondendo pelo Twitter.

  1. Resuma a assunto da aula em 140 caracteres

Ajude os alunos a compreenderem assuntos abordados em sala de aula. Utilize vocabulário leigo e explique brevemente ou traga insights sobre o assunto pelo Twitter.

  1. Entenda a seriedade dos assuntos na mídia.

Faça junto com os alunos análise da quantidade de tweet ou a popularidade de certo assunto discutido na semana. Mostre a eles a importância do que está sendo ensinado.

Já que que você agora compreendeu o potencial do Twitter como ferramenta potencializadora de debates e reflexões em sala de aula, o que você acha dessas possibilidades?

Gilberto Sousa

Gilberto Sousa é maranhense natural de Mirador. Pedagogo licenciado pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA e especialista em Mídias na educação pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA.

Adicionar comentários

Clique aqui para deixar um comentario

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *