ARTIGOS DICAS DE SITE

7 melhores plataformas gratuitas para criar seu blog ou site

Antes, para ciar um site, era muito mais trabalhoso que atualmente. Afinal, hoje em dia, temos plataformas específicas para cada tipo de blog. Além disso, a maioria das plataformas, oferecem sua própria hospedagem, dinâmicas e muito mais fáceis de ser configuradas. Antes era necessário um grande esforço para ajuste e as plataformas ofereciam muitas limitações.

Por isso, destacamos algumas plataformas gratuitas que criam um site ou um blog completo, sem complicações. Acompanhe agora.

1.   Blogger

Uma das plataformas mais populares hoje em dia, gratuita e muito fácil de usar. As ferramentas são muito simples de usar e incluem novidades constantemente, para facilitar a vida do usuário, dando ainda mais funcionalidade ao usuário.

Além disso, quem utiliza o Blogger não tem limitação de tráfego, nem de armazenamento e ainda é possível manipular os diferentes modelos disponíveis.

2.   WordPress

No WordPress, você tem uma grande facilidade de fazer as suas publicações, com um gerenciador de conteúdos muito parecido com o OpenOffice e o Microsoft Word. E ainda uma vantagem: temas e plugins infinitos. Nos temas, por exemplo, você pode utilizar aqueles desenvolvidos pela comunidade ou pelo site, sendo possível criar temas ‘filhos’ e, até mesmo, o seu próprio.

Os plugins não só estendem como também complementam a funcionalidade do seu site.

3.   Webnode

Uma plataforma bastante simples e eficaz, podendo ser usada até por quem não tem conhecimento nenhum de programação. É possível criar páginas totalmente personalizadas e ainda gerar diversos módulos. Entre as suas características é possível criar não só módulos, mas livro de visitas, fórum de discussão, enquetes etc.

4.   Wix

Os sites do Wix são baseados em Flash, sendo possível criar um site de maneira muito fácil, sem a necessidade de ter um profissional à disposição. No painel de controle online, você tem tudo o que precisa para a criação de seu site.

É possível criar e editar páginas apenas arrastando elementos para as posições desejadas. Esses podem ser um texto, imagens, slides, vídeos, entre outros.

Com um sistema de criação estável, o Wix é uma plataforma sofisticada, criando sites gratuitos que são otimizados para os motores de busca, dando visibilidade no Google, por exemplo.

5.   Weebly

Essa plataforma permite que você crie um site com um construtor arraste e solte. Inclusive, pode contar com a configuração assistida do Weebly, que fará com que você chegue muito mais rápido ao seu objetivo. Tudo isso, sem ter nenhuma necessidade de qualquer conhecimento em codificação.

Além disso, a plataforma Weebly possui espaço para criação de e-commerce, justamente focado naqueles usuários que desejam ter uma loja virtual ou oferecer algum tipo de serviço.

6.   Yola

Não é necessário ter nenhuma experiência técnica, sendo um site gratuito, com uma ótima funcionalidade, além de ser fácil de criar, uma vez que é necessário apenas clicar, arrastar e soltar.

Além disso, é possível, não só editar imagens online como também adicionar HTML, Javascript e editar CSS do site. O melhor é que os estilos profissionais projetados são totalmente personalizáveis.

7.   Jimbo

Com o Jimbo, você cria o seu site com poucos cliques, podendo editar e otimizar o seu site a qualquer momento sem a necessidade de saber codificação. Jimbo oferece templates que podem ser facilmente customizáveis.

O que achou das plataformas indicadas? Qual a sua predileta? Comente abaixo.

Gilberto Sousa

Gilberto Sousa é maranhense natural de Mirador. Pedagogo licenciado pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA e especialista em Mídias na educação pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA.

Adicionar comentários

Clique aqui para deixar um comentario

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *