ARTIGOS

Dicas para criar um canal educativo no YouTube

Criar conteúdo de qualidade não é uma tarefa fácil, uma vez que o que mais encontramos por aí são conteúdos vagos e repetidos, normalmente apenas ‘copia e cola’ de alguma fonte de sucesso.

Para criar um canal no YouTube é preciso estratégia e um conteúdo relevante a ser divulgado. Por isso, também é preciso ter planejamento.

Por que planejar é importante ao criar um canal educativo no YouTube?

Estilo é determinante

Ao fazer o planejamento do seu canal, você deve ter uma diretriz bem definida a ser seguida. Determinar o estilo do canal, é algo essencial para guiar todas as suas decisões.

Identidade visual

Não se esqueça de que criar uma marca, uma identidade visual específica do seu canal é primordial para a divulgação e assimilação pelo público.

Público-alvo

Qualquer coisa que fazemos na web e desejemos que tenha sucesso é preciso definir o público-alvo, pois sem esse critério o canal fica sem foco. Além disso, com o público-alvo definido fica mais fácil definir o tipo de linguagem a ser usada nos vídeos, como os vídeos podem ser feitos etc.

Para um canal educativo é preciso determinar alguns nichos, por isso é necessário ter atenção se o seu foco é concurso em geral, ENEM, aulas de reforço (apenas para tirar dúvidas), cursos, chats etc.

Métricas

É preciso focar nas métricas que importam para o seu canal. As métricas são nada mais que sistemas de mensuração que qualificam uma tendência, um comportamento ou variável do negócio, o que permite fazer uma avaliação do desempenho dos seus vídeos.

Roteiro e Conteúdo

Crie um roteiro para cada vídeo que pretende fazer. Coloque o tema, crie tópicos do conteúdo e depois desenvolva esse conteúdo. Dessa forma, o seu vídeo terá um conteúdo relevante, sem repetições e específico de cada tópico da matéria que pretende compartilhar.

YouTube EDU

Para quem não sabe, o YouTube tem um canal específico para conteúdos educativos, que é o YouTube EDU. Nesta plataforma, é possível criar e compartilhar conteúdos educativos de uma maneira eficaz em uma plataforma mais específica.

Isso não quer dizer que você precise usar a plataforma do YouTube específica para educação. Usar uma conta do YouTube geral é válido. Decida-se apenas qual o objetivo de seu canal e o quanto de pessoas você pretende alcançar.

Divulgação nas redes sociais

Divulgar o seu canal nas redes sociais é essencial para o seu sucesso. Porém, é preciso fazer essa divulgação de forma consciente. Pois, não adianta divulgar para qualquer pessoa ou grupo. Lembre-se que determinar o público-alvo é essencial para que o conteúdo chegue em pessoas que o acham relevante. O mesmo ocorre quanto a divulgação do canal, já que essa divulgação deve ser feita nos meios de comunicação específicos que o público-alvo se envolve. Se pretende usar redes sociais não quer dizer que terá que usar todas as redes disponíveis para divulgação.

Criar um canal educativo no YouTube é uma tarefa que exige bastante trabalho e atenção para que possa gerar conteúdo relevante de forma original, sempre agregando valor ao seu trabalho. O que achou do post de hoje? Deixe seu comentário abaixo!

Gilberto Sousa

Gilberto Sousa é maranhense natural de Mirador. Pedagogo licenciado pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA e especialista em Mídias na educação pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA.

Adicionar comentários

Clique aqui para deixar um comentario

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *