ARTIGOS

Dicas para o uso de blogs em sala de aula

A tecnologia tem sendo vista como uma forte aliada em processos educacionais – especialmente nas escolas de ensino fundamental e médio.

Aos poucos, o método tradicional de ensino vem sendo complementado com ferramentas e plataformas que surgiram graças à proliferação de novas tecnologias. Um exemplo neste sentido é a própria internet e seus dispositivos, capazes de auxiliar professores e pedagogos tanto na preparação de aulas como na realização de diferentes atividades com os alunos.

E se você também é professor, coordenador pedagógico ou outro profissional da área da educação, saber utilizar o blog e outras ferramentas tecnológicas ao seu favor na sala de aula é algo que pode trazer um novo ar para o processo de conhecimento e aprendizado de seus alunos.

Neste sentido, confira neste artigo algumas dicas para utilizar o blog em sala de aula.

  • O blog como um diário reflexivo

Os professores podem utilizar os blogs como um verdadeiro diário (eletrônico), o que lhes ajuda a refletir sobre a sua própria experiência tecnológica na docência. Além de registrar e descrever suas experiências tecnológicas (como o que deu ou não certo em sala de aula), esse professor pode utilizar esse espaço para escrever sobre como determinadas atividades foram realizadas com o auxílio da tecnologia, expandindo seus conhecimentos para toda a comunidade educativa.

  • Que tal criar um blog para a sala?

Neste blog, a interação com os alunos pode ser possibilitada das mais diferenciadas formas. Para começar as atividades no mesmo, você pode postar uma agenda de eventos ou trabalhos para casa. A ideia de um calendário em que todos podem editar – com novas atividades – também pode ser uma boa pedida.

O professor pode aproveitar o blog para dar exemplos de links, leituras ou até mesmo outros trabalhos que auxiliem em determinada atividade, pode criar jogos gramaticais ou outras atividades divertidas que venham a chamar a atenção dos alunos.

  • Crie um blog para a exposição dos melhores trabalhos

Se você é professor de artes, português, literatura ou qualquer outra matéria que possibilite a criação de trabalhos criativos, criar um blog para expor as melhores produções de poesia, arte ou histórias pode ser uma ótima forma de educar com tecnologia. Assim, você irá instigar os alunos a produzirem trabalhos cada vez melhores, afinal, quem é que não quer se tornar famoso na internet?

  • E o que você pensa de um blog para um ensino mais dinâmico e reflexivo?

 Alguns assuntos podem ser ensinados unicamente por meio dos blogs – principalmente aqueles que precisam de complementos e muita criatividade para que se tornem interessantes aos olhos dos alunos.

Neste sentido, você, professor ou pedagogo, pode criar um blog para postar não só conteúdos que tenham relação com as atividades vivenciadas em sala de aula, mas também, tópicos de discussão, fóruns, links e outras atividades que sejam realmente capazes de instigar o aprendizado.

Se você está dando aulas de história sobre a época do nazismo, por exemplo, porque não criar um blog com referências de filmes/livros que trabalhem essa temática? E o mesmo vale também para biologia, geografia, filosofia, artes, português, sociologia, educação física e até mesmo matemática.

Gilberto Sousa

Gilberto Sousa é maranhense natural de Mirador. Pedagogo licenciado pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA e especialista em Mídias na educação pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA.

1 Comentário

Clique aqui para deixar um comentario

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *