ARTIGOS

Ferramentas online gratuitas que podem ser utilizadas em sala de aula

A maioria dos professores atualmente enfrenta o problema de dividir a atenção com a tecnologia. Muitos alunos preferem prestar atenção em seus celulares e tablets ao invés do professor que tenta passar a matéria a todos, aquela matéria que pode cair em um vestibular e definir o futuro do aluno.

Mas ao invés de brigar contra isso, professores já podem utilizar isso ao seu favor, pois existem muitas ferramentas tecnológicas que podem ajudar ele em sala de aula. Nesse artigo vamos falar sobre algumas das ferramentas gratuitas que os professores podem utilizar para deixar suas aulas muito mais atrativas e acabar de vez com essa briga com a tecnologia em sala de aula.

O Google Acadêmico

Dentro do site de pesquisa do Google, existe uma parte específica para buscas de trabalhos de pesquisa reconhecidos pela comunidade internacional.

Muitas delas são de cientistas conhecidos de todas as áreas, essas pesquisas podem ser debatidas e interpretadas em sala de aula junto com os alunos.

Estudando na Nuvem

google driveO Google Drive é a ferramenta que permite com que todos salvem e compartilhem arquivos em nuvem. Dessa forma diversos usuários podem editar o trabalho ao mesmo tempo e o professor pode acompanhar isso em tempo real enquanto os alunos desenvolvem a tarefa, assim fica muito mais fácil saber quem está realizando ou não os trabalhos e ainda valoriza a participação de todos.

Outro ponto que o Google Drive facilita muito é no reconhecimento de plágios, o professor pode selecionar um trecho do texto e com um simples clique realizar a pesquisa diretamente no Google e saber se foram realmente os alunos ou não que escreveram aquilo.

O drive ainda permite a criação de formulários interativos, onde os alunos poderão responder de forma online e instantânea a perguntas de múltipla escolha elaboradas pelo professor. Além disso, com a ajuda do aplicativo Flubaroo, o professor pode criar um gabarito que vai mostrar para ele o desempenho de cada um dos alunos.

O Classroom

Google sala de aulaDo inglês, Classroom quer dizer sala de aula, e é exatamente isso que ele é, uma sala de aula interativa e totalmente virtual onde o professor vai poder organizar trabalhos e tarefas e medir todo o desempenho dos alunos.

Além disso, ele também permite que os alunos compartilhem e criem seus documentos, com a permissão do professor, favorecendo a interatividade e a criatividade de todos.

O classroom também permite que o professor monte apresentações em slides e encaminhe para os seus alunos, assim ninguém mais precisa ficar copiando e fazendo anotações durante a aula, favorecendo a atenção ao professor e permitindo que os alunos participem mais da aula.

Conferências ao vivo e à distancia

Google hangoutsMuitas vezes o professor quer trazer alguém novo para sala, um convidado ou palestrante, mas nem sempre é fácil conciliar horários e locais parar realizar essas atividades.

Mas o Hangouts permite que tudo seja transmitido ao vivo por videoconferência, permitindo que os alunos também interajam na palestra.

Além disso, depois de finalizado o arquivo fica salvo no YouTube para quem quiser assistir novamente.

A terra na palma da mão

google earthO Google Earth é um aplicativo muito interessante, pois ele permite que os alunos viagem para qualquer lugar do mundo sem sair do lugar. O professor pode usar ele para ilustrar inúmeras coisas, tanto através do Street View, que mostra as ruas e interiores de alguns lugares através do Instituto Cultural Google, como também o OceanView, menos conhecido e que permite que vejamos mais do oceano ao redor do mundo.

O YouTube da educação

Youtube eduO YouTube é bastante conhecido de todos, mas nem todos sabem que o youtube.com.br/Edu permite que sejam filtrados apenas materiais educativos e que possam agregar informações e novidades em suas aulas.

Gilberto Sousa

Gilberto Sousa é maranhense natural de Mirador. Pedagogo licenciado pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA e especialista em Mídias na educação pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA.

6 Comentários

Clique aqui para deixar um comentario

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *