ARTIGOS

Melhores softwares gratuitos para edição de vídeos

Quem disse que você precisa pagar por um software de edição de vídeos para deixar o seu clipe escolar mais interessante? A seguir, você pode conferir uma lista de programas gratuitos para deixar todas as suas produções mais atraentes, mesmo que não tenha um conhecimento avançado em técnicas de edição de vídeos.

Windows MovieMaker

O editor de vídeos gratuito mais famoso do mundo é o primeiro da lista. O Windows Movie Maker apresenta uma interface simples e de fácil uso, que atrai milhares de usuários não experts na arte de editar vídeos.

Dentre as várias funções que esse software apresenta, destacam-se: a possibilidade de adicionar animações, trilha sonora, imagens e textos nos vídeos. Além disso, o usuário pode exportar o produto final diretamente para o Facebook ou YouTube, outro fator prepoderante na escolha do Movie Maker como editor de vídeos.

A versão mais recente do Windows Movie Maker é a de 2012.


VideoPad Video Editor

O VideoPad Editor, embora considerado também um software para inciantes, tem a interface um pouco mais elaborada do que o Movie Maker, por exemplo. Compatível com os Sistemas Windows e MAC, é um programa leve e que não causa problemas de travamento.

Além das funções básicas de edição de vídeo, tais como transição e animações, é possível tratar as imagens com as funções de brilho e saturação presentes, dentre outras. Um diferencial do VideoPad é em relação ao tratamento de áudio, sendo possível adicionar efeitos de áudio, a partir de uma biblioteca própria do programa.

O VideoPadVideo Editor também está disponível como aplicativo para Android e IOS.


  VirtualDub

Uma das melhores qualidades do VirtualDub é a sua velocidade, facilitando a vida do usuário que precisa lidar com um grande número de arquivos. Se a sua máquina tem um processador potente, o programa vai funcionar perfeitamente.

Esse software pode requerer um nível intermediário em edição de vídeos, já que a sua interface não é tão intuitiva quantoa de outros softwares. Os vídeos são editados através de filtros, que podem ser baixados através de plugins. Para isso, é só entrar no site, você vai encontrar uma enorme variedade de efeitos disponíveis.

O VirtualDub salva os vídeos somente em formato .avi, embora reconheça o .mpeg.Software feito para Microsoft Windows.


Lightworks

Lightworks é um software de edição de vídeos profissional, utilizado até mesmo em Hollywood. A sua interface apresenta uma gama maior de informações, mas não é tão difícil quanto parece se familiarizar com esse programa.

As funções são mais complexas, assim como os efeitos mais variados. É voltado principalmente para quem deseja trabalhos mais refinados, tais como filmes de longa duração e trabalhos que utilizem efeitos audioviduais complexos. Para baixar o programa, basta fazer um cadastro no site e você terá acesso à sua versão free.Disponível para Microsoft Windows, Linux e MAC.

Como vimos, há muitos editores de vídeos disponíveis gratuitamente na internet para todos os gostos, desde os básicos, até os profissionais, como o Lightworks. E você? Qual gosta de usar? Alguma dica? Deixe seu comentário abaixo!

Gilberto Sousa

Gilberto Sousa é maranhense natural de Mirador. Pedagogo licenciado pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA e especialista em Mídias na educação pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA.

3 Comentários

Clique aqui para deixar um comentario

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *