ARTIGOS

Melhores softwares gratuitos para editar imagens para seu blog

Na maioria das vezes em que precisamos editar uma imagem, é necessário um programa com mais opções do que o simples Paint, mas nem todos tem como comprar uma licença da Adobe, ou não querem compra-la, apenas para editar imagens em projetos educativos, não é mesmo?

Mas isso não é um problema, já que existem vários programas de edição de imagens com as mesmas funções do Photoshop, mas sem custar nada, pois são freewares. Aqui estão alguns deles, com seus prós e contras.


GIMPEsse freeware GNU é uma alternativa viável para se trabalhar como no Photoshop.

Prós
Tem uma interface personálizável, roda perfeitamente em versões do Unix, Mac e Windows mais antigas sem comprometer o desempenho, e é mais leve que o Photoshop; podendo até ser usado numa versão portátil, facilmente levada em um pendrive, sem retirar nenhum dos seus recursos, além de reconhecer e editar arquivos .PSD, formato padrão do Photoshop.

Contras

O único contra é sua simplicidade, já que foi projetado para edições comuns, enquanto o Photoshop tem recursos voltados para outras áreas de design. Ainda assim, é um ótimo software de edição, e grátis.


PHOTOSCAPE

Esse software de edição é outra alternativa grátis ao Photoshop.

Prós
Possui praticamente os mesmos recursos de edição que o Photoshop, mas de maneira simples e de fácil acesso, perfeito para iniciantes ou pessoas que querem editar uma imagem de forma fácil e descomplicada.

Contras
Infelizmente, não edita arquivos .PSD, tampouco é leve como o Gimp, e só existem versões para Windows, deixando usuários de Unix e Mac sem esse programa como alternativa.


PHOTOFILTRE

Outro freeware, também exclusivo de Windows.

Prós
O programa tem vários efeitos que podem ser aplicados às fotos, como ajustes no brilho, saturação e contraste, além de filtros que imitam pinturas e diferentes materiais. Possui importação direta de scanners, e uma variedade de plugins no site oficial, que podem até adicionar o suporte a outros tipos de arquivos de imagem.

Contras
É mais voltado para tratamento de imagens do que edição propriamente dita, o que o deixa limitado em alguns pontos em relação aos outros da lista.


PIXRL

Esse programa é rodado direto no navegador, sem precisar de instalação.

Prós
Tem os mesmos recursos e interfaces que o Photoshop, mas não necessita de instalação, e pode ser usado com imagens do seu computador ou da internet por meio do link direto. Possui sobreposição de camadas e textos, e é muito bom tanto para profissionais quanto amadores.

Contras
Como não é um programa propriamente dito, e sim um app de internet, requer uma conexão web para ser usado, limitando o uso para áreas com acesso. Caso contrário, não será possível utilizar o app.


PAINT.NET

Uma versão mais completa do Paint.

Prós
Tem uma interface simples de se usar, suporte a camadas, e uma quantidade útil de efeitos, sendo perfeito para edições simples e ótimo para usuários menos experientes. Possui também um suporte a plugins feitos pela comunidade, que aumentam o número de recursos.

Contras
Mesmo assim, afinal de contas acaba sendo mais simples que o já citado Gimp.
O que achou da lista de melhores softwares de edição gratuitos? Qual seria a sua opção? Acrescentaria algum à lista? Comente logo abaixo!

Gilberto Sousa

Gilberto Sousa é maranhense natural de Mirador. Pedagogo licenciado pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA e especialista em Mídias na educação pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA.

1 Comentário

Clique aqui para deixar um comentario

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *