ARTIGOS

Qual o impacto das Tics no processo ensino-aprendizagem?

Você já ouviu falar das Tics? Sabe o que o termo significa e em como ele é capaz de interferir em nossa vida pessoal e profissional?

Ainda que você não esteja familiarizado com esta expressão, você verá que as Tecnologias da Informação e Comunicação não são assim tão distantes e, ainda que não nos demos conta, fazem parte da nossa rotina há um bom tempo.

Já não segredo dizer que, cada vez mais, os recursos tecnológicos exercem grande influência em nosso dia a dia. Além de podermos estar conectados com o resto do mundo 24 horas por dia, estas ferramentas vêm revolucionando também nossa forma de nos relacionar com outras pessoas, inclusive, no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem.

A seguir, saiba mais sobre o assunto e entenda como ele está inserido em nosso cotidiano.

O que são as Tics?

A sigla Tics corresponde às Tecnologias da Informação e Comunicação. Este termo se refere à todas as tecnologias, ou ainda um conjunto de recursos tecnológicos, que promovem um novo meio de comunicação entre as pessoas.

Ainda na época das cavernas, a comunicação sempre foi uma das necessidades básicas do ser humano. Seja por meio de sinais, palavras escritas ou diálogos face-a-face, o fato é que a comunicação sempre esteve presente e foi responsável por grandes avanços na história da humanidade.

Entretanto, nos últimos anos, a evolução da tecnologia permitiu novas formas de se relacionar, registrar fatos, expressar ideias e emoções.

Qual o impacto das Tics no processo de ensino-aprendizagem?

Atualmente, vivemos na era da tecnologia, da informação e do conhecimento, que passa por uma constante atualização. Com esta evolução cada vez mais rápida, até mesmo grandes empresários podem se ver perdidos neste fluxo. 

Com todo o desafio e inovação que isso representa, os educadores assumiram uma nova função. Hoje, estes profissionais assumem, cada vez mais, um papel de tutor, cuja responsabilidade está em orientar seus aprendizes a selecionar e utilizar de maneira correta cada ferramenta que tem a seu dispor.

Com uma postura crítica e questionadora, tornou-se frequente o incentivo da implementação das Tecnologias da Informação e Comunicação para o desempenho dos alunos. Além disso, esta mudança ainda favorece a dinâmica do aprendizado e contribui para a elaboração de ações que auxiliem no avanço dos processos educacionais.

Além disso, o que mais mudou?

Como já mencionado, as Tics possibilitam um aprendizado mais amplo, que vão além de livros e materiais didáticos.

Por meio da internet, e possível visitar qualquer lugar do mundo de maneira virtual, sem contar na infinidade de informações disponíveis sobre qualquer assunto. Uma pesquisa realizada apenas em conteúdo impresso e em bibliotecas poderia demorar semanas para ser concluída. Hoje, com apenas alguns cliques, é possível ampliar as buscas em níveis espantosos.

Além do processo de aprendizado em si, muitos educadores passaram a integrar e aplicar o conhecimento acerca das Tecnologias da Informação e Comunicação além de suas vidas profissionais, com o objetivo de melhorar o preparo e a efetivação de suas metodologias de ensino.

Gilberto Sousa

Gilberto Sousa é maranhense natural de Mirador. Pedagogo licenciado pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA e especialista em Mídias na educação pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA.

3 Comentários

Clique aqui para deixar um comentario

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *