ARTIGOS

Por que todo professor deveria ter um blog?

Sabemos que ser professor é um grande desafio. Uma responsabilidade social, é ter a obrigação de espalhar conhecimento pelo mundo a fora.

Ao entrar em uma sala de aula um professor transmite seus conhecimentos a dezenas de alunos que ali estão, e isso é algo fantástico, mas e se essas aulas fossem transmitidas não só a dezenas, e sim a milhares e até bilhões de pessoas?

A internet pode te ajudar a alcançar a isso! Atingir pessoas de diferentes cidades, estados e até países. Dentro de um blog, suas aulas passam a ser atemporais e acessíveis a qualquer momento e em qualquer lugar.

Muitas vezes, alguns projetos acadêmicos não saem do papel por falta de recurso, mas o blog abre um novo leque de possibilidades, trabalhando seu conteúdo de variadas maneiras tornando suas aulas mais claras e atraentes, isso pode ser feito por meio de alguns recursos como:

  • Vídeos
  • Textos
  • Áudios
  • E qualquer outra ferramenta que não são limitadas a sala de aula.

O blog é uma poderosa ferramenta de trabalho que possibilita receber e dar o feedback necessário para o melhor aprendizado do estudante. Essa é a função dos comentários de blog, que além de trazer apenas duvidas mostra também o quão interessados e engajados seus estudantes andam.

Você pode estar se perguntado: “Mas qual vantagem real que isso me trará?”

Obter grande visibilidade e reconhecimento profissional, é exatamente isso que seu blog te proporcionará. Será como sua “vitrine do saber”, mas não apenas como um currículo que lista qualidades, e sim um grande acervo vivo de conhecimento onde todos poderão conhecer qual sua linha de trabalho, quais suas qualidades e o te destaca profissionalmente.

E ainda tem mais…

Além de visibilidade e reconhecimento profissional seu blog pode se transformar em sua fonte de renda. Se você possuir um conteúdo relevante e de qualidade, certamente isso pode ser passado ao público de diversas maneiras, como, livros, dvd’s, aulas exclusivas para assinantes do blog e por diversas outras maneiras. Além de, se ele possuir uma grande visibilidade, você pode conquistar anunciantes, agregados, etc.

Certamente um blog te proporciona expandir seus horizontes profissionais, chegar a patamares que a sala de aula não alcança. Mas depois de descobrir tudo isso você deve estar imaginado: o quão difícil deve ser criar um blog? Coisa que na verdade é muito mais fácil do que você pode pensar!

Hoje em dia existem várias plataformas muito práticas e intuitivas para criar e hospedar seu blog, e na maioria das vezes sem pagar nada.

Todas essas vantagens tornam o blog uma ferramenta indispensável nos dias de hoje para todo e qualquer profissional da área da educação. Transmitir conhecimento a outras pessoas é uma obra fantástica e a internet faz com que isso se dissemine com mais facilidade.

Então educador, não deixe isso para depois, crie seu blog e espalhe seu conhecimento para milhares de pessoas espalhadas pelo mundo. Utilize as ferramentas da internet para agregar seus valores, e expandir tudo o que sabe.

Gilberto Sousa

Gilberto Sousa é maranhense natural de Mirador. Pedagogo licenciado pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA e especialista em Mídias na educação pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA.

17 Comentários

Clique aqui para deixar um comentario

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *